Nivaldo Machado – O Salão Nobre da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) vai receber, às 16h desta terça-feira (27), o Fórum Preventivo do Setembro Amarelo. A organização do evento, que tem por objetivo a conscientização quanto ao suicídio, nasceu de uma parceria entre a FPF, o Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) e o Instituto Social Fut Nordeste.
Sendo o esporte uma grande ferramenta catalisadora de transformações sociais, a FPF reconhece a importância de se envolver de forma direta na campanha do Setembro Amarelo. Neste sentido, vale destacar que futebol é uma prática que tem o papel de trazer oportunidades a crianças, adolescentes e jovens, abrindo a eles portas para o desenvolvimento pessoal.
Iniciado no Brasil em 2015, o Setembro Amarelo tem o intuito promover a conscientização a respeito do suicídio, assim como evitar que pessoas tirem as próprias vidas. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em levantamento executado em 2019, são mais de 14 mil casos de suicídio por ano no Brasil. Isso significa que, em média, são 38 brasileiros dão fim à própria vida por dia. Neste cenário, também é muito relevante o incentivo ao acolhimento por parte de familiares, amigos e colegas.