O Brasil iniciou nessa sexta-feira, dia 2 de setembro, a jornada em busca pelo título da AmeriCup. Com uma recepção calorosa do público, a Seleção Brasileira venceu o Canadá no seu primeiro desafio por 72 a 63. Recebendo o torneio após 38 anos, a Arena Geraldão, em Recife, é palco da competição que vai até o dia 11 de setembro. Neste sábado, dia 3, o Brasil volta à quadra para enfrentar o time da Colômbia, às 20h10, com transmissão ao vivo do SporTV.
Estatísticas do jogo
Yago – 13 pts, 3reb e 1ast
Leo Meindl – 11pts, 9reb e 2ast
Georginho – 10pts, 1reb e 4as
Lucas Dias- 9pts, 4reb e 2ast
Huertas – 9pts, 3reb e 3ast
> Confira a tabela completa
O jogo:
O Brasil iniciou a partida com o quinteto: Georginho, Marcelinho Huertas, Lucas Dias, Cristiano Felício e Didi. A largada de pontos foi dada pela equipe Canadense, porém o Brasil deu o ritmo da partida e nos primeiros cinco minutos abriu uma vantagem de 3 pontos. O time canadense colocou pressão nos últimos minutos do primeiro quarto, mas o Brasil foi responsável por um bom ataque que foi fundamental pela finalização do primeiro quarto que terminou em 17 a 15.
No segundo período, o Canadá controlou os primeiros minutos do jogo, mas a marcação brasileira impediu as bolas de três da equipe adversária. O time canadense que conta com uma equipe mais jovem, não perdeu o ritmo de jogo e não cansou nas tentativas de ultrapassar o marcador. Georginho colocou uma bola de três pontos deixando o Brasil mais confortável com seis pontos na frente. O rebote defensivo brasileiro ajudou nos últimos minutos e o Brasil fechou o segundo período vencendo por 32 a 24, com Yago e Leo Meindl como destaques.
O técnico Gustavinho desenhou bem a rodada de ataque e a seleção brasileira iniciou bem o terceiro período. Nos primeiros minutos o Brasil não deu confiança para a equipe canadense e com maior imposição garantiu a segurança dentro do garrafão. A Pressão psicológica da estreia não deixou que o Brasil perdesse o foco ao longo da partida, mesmo com o Canadá voltando recuperado, e diminuindo a vantagem no placar. O período finalizou em 50 a 46.
O último quarto não teve um cenário muito diferente. Lucas Dias abriu espaço e controlou o mau momento do Brasil com uma cesta de três nos primeiros minutos de jogo. De uma forma mais equilibrada, os canadenses ultrapassaram deixando o placar em 54 a 53 nos primeiros cinco minutos de jogo. Leo Meindl, com uma bola de dois pontos, passou novamente no placar deixando a equipe brasileira à frente novamente. Lucas Dias e Yago fizeram a diferença nos últimos minutos e colocou a seleção com 10 pontos de vantagem. Um período praticamente decidido nos detalhes, o Brasil que foi apoiado pela torcida verde e amarela manteve a raça e venceu por 72 a 63.
Créditos: ASCOM/CBB e Site Show de Bola