Nivaldo Machado (FPF-PE) – Na tarde desta quarta-feira (31), o Salão Nobre da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) foi o palco da cerimônia que marcou o lançamento oficial da Liga em Defesa das Mulheres e Meninas. A mesa do evento foi composta por: Cláudia Molinna, Líder do Comitê de Combate à Violência à Mulher do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Recife; Roseana Faneco, Líder do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Recife; Marcella Malta, Gerente de Marketing do Sport; Layanne Leal, Supervisora do Futebol Feminino do Náutico; e Paulo Wanderley, Vice-Presidente da FPF, que representou Evandro Carvalho, Presidente da entidade, que estava cumprindo agenda na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Paulo Wanderley abriu a cerimônia, fazendo um discurso que reforçou o compromisso da FPF com o respeito às mulheres dentro e fora das quatro linhas. Na sequência, Cláudia Molinna trouxe um forte depoimento neste sentido: “Temos que fazer com que as pessoas percebam que a mulher tem direito, sim, de ir a campo. O que nós podemos fazer, enquanto brasileiras, é dizer, de uma forma bem ampla, que o machismo é condenável. Estamos ao lado do Presidente da FPF, Evandro Carvalho, na luta pelo respeito à mulher não só no mundo do futebol, mas em toda a sociedade, para ajudarmos a diminuir os índices de violência de gênero”.
Roseana Faneco também fez um discurso impactante: “Ver a bandeira da Liga em Defesa das Mulheres e Meninas entre as bandeiras da FPF e da CBF mostra o quanto Pernambuco é um estado de vanguarda. Este passo que estamos dando hoje é para mostrar o quanto a gente acredita na capacidade dos nossos homens em respeitar as mulheres. Não só suas mães, suas esposas, suas filhas, mas todas as mulheres. Esta Liga significa um novo Pernambuco, um Pernambuco que ensina e faz história, servindo como modelo para os outros estados”.
A cerimônia culminou com a assinatura que oficializou a criação da Liga em Defesa das Mulheres e Meninas, fruto da parceria entre o Grupo Mulheres do Brasil e a FPF. O Presidente da entidade máxima do futebol pernambucano, Evandro Carvalho, fez uma participação no evento, por meio de um vídeo, no qual ressaltou a importância e o alcance da Liga em Defesa das Mulheres e Meninas.