50 anos de Arruda! Estádio comemora seu quinquagésimo aniversário hoje com muita história para contar

admin

admin

Compartilhe

A casa do torcedor tricolor faz hoje 50 anos de uma história rica de alegrias e emoções. O estádio José do Rêgo Maciel, mas conhecido como Arruda, fica no bairro que dá o nome a este estádio monumental, que fica na Avenida Beberibe. Inaugurado no dia 4 de junho de 1972, o Santa Cruz – que tinha recebido o terreno da prefeitura, na gestão do então prefeito que hoje nomeia o estádio, José do Rêgo Maciel – finalmente poderia jogar em um lugar para chamar de seu, mas o clube não fazia ideia que construiria um dos maiores estádios do Brasil.

Quem olha hoje para a calçada da Igreja de Santa Cruz, não poderia imaginar dali sairia um time modesto para um dos maiores palcos do cenário futebolístico nacional. Após sair de bairro em bairro, sem rumo, pelas ruas do Recife, a Cobra Coral achou no Arruda, em um campo surrado com arquibancadas de madeira, que antes era a Estação do Arruda, uma oportunidade de se estabelecer. E com o arrendamento daquele pedaço de terra, em 1943, é que pôde dali crescer o Mundão do Arruda.

Hoje, com seus anéis superiores e inferiores, o Arruda pode suportar, em sua capacidade máxima, 55 mil pessoas, mas já chegou a receber quase 97 mil no jogo entre Brasil e Bolívia, pelas eliminatórias para a Copa de 94. Nesses anéis, as histórias dos três times da capital foram escritas, como em Náutico 0 x 2 Sport, em 98, maior público em um jogo de clubes no estádio, com 80 mil pagantes, o 1 a 1 entre Santa e Sport em 99, o centenário do Náutico, na vitória por 2 a 1 sobre o Santa, e o empate contra o Treze em 2011, na Série D, que garantiu o acesso para a terceira divisão e bateu o recorde de público em todas as divisões do Brasileirão.

Hoje, com vários problemas de infraestrutura, o Arruda não pode receber mais que 20 mil torcedores, 90 mil a menos do que podia suportar na década de 80, por exemplo, que era 110 mil. Nesta temporada, foram quase 2 meses sem receber público no estádio devido aos problemas estruturais que até hoje são muitos.

A comemoração dos 50 anos do estádio ocorre hoje com cultos, tour pelo estádio com exposições e várias atrações com o objetivo de arrecadar doações para as vítimas das enchentes na capital. O clube segue arrecadando roupas, alimentos e vários mantimentos no estádio.

Mais notícias

Seja notificado das últimas notícias do nosso site