Contraproposta! Sport se junta com mais 22 clubes em busca de uma receita mais equilibrada na criação da Libra

Anderson Silva

Anderson Silva

Compartilhe

A criação da nova liga de futebol tem sido tema base entre os clubes brasileiros das séries A e B. Nesta última semana, o Vasco assinou a sua filiação ao novo torneio, totalizando 9 clubes que já firmaram compromisso. São eles: Série A – Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos e São Paulo – e outros três da Série B (Cruzeiro, Vasco e Ponte Preta).

Os outros times brasileiros se juntaram e enviaram uma contraproposta mais igualitária com relação à divisão de cotas. O Sport foi um dos clubes que esteve em conjunto com essa nova tentativa de resolução. Segundo o comunicado, os dirigentes desses 23 clubes que desejam mudanças na distribuição orçamentária, irão se reunir no próximo dia 16, no Rio de Janeiro. A reunião do dia 12 com todos os 40 clubes foi descartada por esses dirigentes que querem alteração no formato.

A ideia desses times, juntamente com o Sport é que a divisão da verba destinada aos clubes tenha em base um modelo parecido com as ligas europeias como Premier League(Campeonato Inglês) e La Liga(Campeonato Espanhol). Confira um trecho desse ponto citado:

“Algumas premissas devem ser observadas, tendo como referência que: (i) a Premier League divide igualmente 68% da receita, somando todos os direitos domésticos, internacionais e de marketing; (ii) as Ligas Alemã, Espanhola, Francesa e Italiana distribuem 50% da receita de forma igualitária; e (iii) a diferença de receita entre o primeiro e último clubes respeitam os seguintes limites: Inglaterra (1.6x), Itália (2.1x), Alemanha (3.2x) e Espanha (3.5x).”

Foto: divulgação/CBF

O presidente do Sport Yuri Romão, já tinha externado o desejo de formalizar a união com a nova liga. Porém, deixou claro que alterações poderiam se reivindicadas justamente pela falta de distribuição mais equilibrada entre os times que compõem a segunda divisão nacional(série B)

Confira os termos que os 23 clubes aceitam como modelo para a Libra:

“(i) Divisão de receita de 50% igualitário, 25% performance e 25% comercial, com parâmetros objetivos e mensuráveis;

(ii) Diferença de receita entre maior e menor clube tendo como alvo o limite de 1.6 ao longo do tempo (referência Premier League), com o teto de 3.5 a partir do primeiro ano;

(iii) Compromisso de que a Série B receba 20% dos recursos de venda de direitos de transmissão.”

Os 23 clubes que querem mudança de cota na criação do torneio são:

América Futebol Clube

Associação Chapecoense de Futebol

Atlético Clube Goianiense

Avaí Futebol Clube

Brusque Futebol Clube

Ceará Sporting Club

Centro Sportivo Alagoano – CSA

Club Athletico Paranaense

Clube de Regatas Brasil – CRB

Clube Náutico Capibaribe

Coritiba Foot Ball Club

Criciúma Esporte Clube

Cuiabá Esporte Clube

Esporte Clube Juventude

Fluminense Football Club

Fortaleza Esporte Clube

Goiás Esporte Clube

Londrina Esporte Clube

Operário Ferroviário Esporte Clube

Sampaio Corrêa Futebol Clube

Sport Club do Recife

Tombense Futebol Clube

Vila Nova Futebol Clube

Mais notícias

Seja notificado das últimas notícias do nosso site