Depois da derrota para o Náutico nos pênaltis pela semifinal do Campeonato Pernambucano, o Santa Cruz perdeu a oportunidade que tinha de conquistar a vaga para a Copa do Brasil em 2023, competição considerada muito importante para o Tricolor devido ao dinheiro da premiação, que só por participar, pode chegar à R$ 600 mil. Mas nem tudo está perdido, o tricolor ainda tem chances de participar, mas terá que torcer por uma combinação de resultados.
A primeira possibilidade é a mais fácil para a Cobra Coral, e cai nas mãos do Retrô. Primeiro colocado na primeira fase do estadual, caso chegue na final, a vaga da Copa do Brasil destinada ao primeiro lugar da primeira fase passaria para o terceiro colocado, que é o Santa Cruz, já que participar da final do estadual já garante aos clubes uma vaga na competição nacional.
A segunda possibilidade já é mais complicada, Caso o Sport seja finalista, os tricolores terão que torcer por um título dos rubro-negros na Série B, para que a vaga destinada ao Leão por ser finalista, passe para o Santa Cruz, já que o campeão da Série B ganha vaga direta na competição.
A terceira possibilidade envolve o Fortaleza. Bicampeão da Copa do Nordeste, o Leão de Pici precisaria vencer qualquer outro campeonato que dá direito a uma vaga direta para a Copa do Brasil, como Libertadores, Sul-americana, a própria Copa do Brasil, ou a sua classificação no Brasileirão (de sexto lugar até a primeira colocação). A vaga conquistada pelo Nordestão passaria, portanto, para o Sport, que foi vice-campeão do regional, passando desta forma, a vaga da final do Pernambucano para o Santa Cruz.
Existe uma quarta e última possibilidade para os tricolores. Se o Salgueiro conseguir a vaga para a final, Náutico e Retrô irão conquistar a vaga para a Copa do Brasil, neste cenário, os tricolores terão que torcer por um título dos alvirrubros na Série B, para que a vaga conquistada pelo Timbu, passe para o Santa Cruz.