O Santa Cruz não tem muito tempo para lamentar a eliminação na semifinal do estadual para o Náutico, porque a equipe já tem compromisso pela Série D, no dia 17. A Cobra Coral irá enfrentar o Lagarto-SE fora de casa, com horário ainda a definir pela CBF. Nossa reportagem fez um balanço sobre a equipe sergipana e também o seu retrospecto na temporada de 2022.
O clube é do interior de Sergipe da cidade de Lagarto e é conhecido carinhosamente como Verdão do Interior. Curiosamente, o Mascote do time não é um lagarto, mas um periquito. O principal rival da equipe é o Itabaiana e quando eles se enfrentam fazem o “clássico matuto”. O estádio em que o time realiza os seus jogos é chamado Barretão e tem capacidade para 8 mil torcedores.
A região em que o clube faz parte possui 106 mil habitantes e também é conhecida economicamente pela produção de tabaco. Além do setor econômico, o turismo é bastante explorado no município com excelentes pontos de visitação como a Praça Dr. Filomeno Hora, Pedra da Arara e a Cachoeira do Saboeiro.
A fundação do clube sergipano surgiu em 2009, entretanto o Lagarto não possui nenhum título estadual na sala de troféus. A sua melhor campanha foi justamente no ano passado quando conseguiu chegar à final do estadual, mas acabou sendo derrotado pelo Sergipe.
Nesta temporada de 2022, o clube conseguiu disputar a Copa do Brasil onde foi eliminado pelo Figueirense na primeira fase e também o campeonato sergipano. No estadual, o desempenho do Lagarto foi decepcionante em relação ao ano passado. A equipe não conseguiu nem se classificar para a fase de mata-mata da competição.
O fracasso nas competições fez a diretoria do Lagarto se mexer e demitir o técnico Betinho que estava à frente do time no início da temporada. Agora, o clube já tem um novo comandante anunciado na semana passada. Trata-se de Givanilso Sales, um velho conhecido da torcida lagartense.
A provável equipe do Lagarto que o Santa Cruz enfrentará na estreia da série D, provavelmente será formada por outros jogadores que não disputaram o Campeonato Sergipano. O time pernambucano terá duas semanas de treino para o duelo e também se movimenta no mercado em busca de reforçar o elenco.
Segundo o executivo de futebol Marcelo Segurado, a diretoria está em busca de zagueiro, centroavante e mais um atacante de velocidade pelos lados. Vale ressaltar, que o Santa Cruz perdeu o atacante Walter e não repôs essa posição, ficando apenas com Rafael Furtado no setor para o Campeonato Pernambucano.