O Timbu encara o campeão estadual de Tocantins, o Tocantinópolis, pela primeira fase da Copa do Brasil 2022. Precisando apenas do empate, o Náutico terá um desfalque importante, o atacante Kieza, que teve uma lesão grau três na coxa esquerda e está fora por 45 dias. Mas quem é o adversário do Timbu que fica em uma cidade a 528 quilômetros de Palmas?
Apelidado de Verdão do Norte, o Tocantinópolis é um clube da cidade do mesmo nome, que tem 22 mil habitantes. A equipe é o maior vencedor do estado, com cinco títulos tocantinenses (1990, 1993, 2002, 2015 e 2021).
O estádio do clube é o Ribeirão, que tem capacidade para oito mil torcedores – para a partida de amanhã, foram disponibilizados 2.500 ingressos para os torcedores. A última derrota do Verdão foi no dia 28 de agosto, pela Série D do ano passado, depois disso, foram cinco jogos com quatro vitórias e um empate.
Quase toda a equipe campeã estadual do ano passado foi mantida para este ano – juntando todos os atletas, a folha salarial gira em torno de R$ 50 mil, tendo como seu principal destaque o atacante Jheimy, de 33 anos. No ano passado fez 13 gols em 19 partidas.
O treinador continua sendo Jairo Nascimento, que afirma estar trabalhando para conseguir passar de fase em frente a sua torcida: “um jogo muito importante para o clube e estamos conscientes da missão que temos pela frente. Estamos trabalhando para fazermos um grande jogo diante do nosso torcedor”.
Essa poderá ser a primeira vez que o Tocantinópolis passa de fase na Copa do Brasil, já que a equipe falhou em conquistar uma posição na segunda fase nas duas únicas oportunidades que teve: contra o Vitória em 2003 e contra o Juventude, em 2016.
A partida será amanhã, às 20h30, no estádio Ribeirão.