O pleito eleitoral do The British Country Club, que acontecerá no 25 de novembro, poderá ter um resultado que marcará a estreia de mulheres ocupando cargos na diretoria do clube pela primeira vez na história. O marco, se concretizado, será possibilitado através da chapa de oposição Experiência e Credibilidade, que tem três candidatas na disputa.
São elas: a vice-presidente Rosa Russo, a diretora auxiliar Iara Marrocos e a integrante do Conselho Deliberativo, Mirtes Brasileiro.
Para Rosa, que integra a chapa do candidato à presidência, Adauto Wanderley, a expectativa para vencer as eleições do clube e, por consequência, dar início a um novo cenário por lá é marcada por segurança e otimismo. Além disso, ela projetou desdobramentos futuros com a inserção das mulheres na diretoria do Country Club.
“É uma satisfação imensa para mim estar entre esses primeiros nomes de mulheres que podem dar início a uma nova história no clube, que além de ser marcada por inclusão, pode dar início a um processo de igualdade mais à frente”, afirmou a candidata Rosa Russo.
Feitos Históricos
O clube foi fundado em 1920 e projetado pela colônia inglesa. Em 1967, o Country teve o seu primeiro presidente brasileiro, chamado Francisco Vasconcelos. Antes da posse dele, somente ingleses ocupavam o cargo. Atualmente, o clube pode ter outra marca histórica novamente, justamente com a presença feminina na diretoria.
Localizada na avenida Conselheiro Rosa e Silva, nos Aflitos, o Country oferece atividades esportivas como vôlei, natação, tênis, futebol, sinuca e serviços como restaurante, salão de beleza, academia e sala para aeróbica, ioga, pilates e tai chi chuan. A mensalidade cobrada aos sócios permite a participação na maior parte das atividades.