Jean Carlos é sem dúvida um dos principais jogadores do Náutico. Fundamental nas últimas três temporadas, do título da Série C, á permanência na divisão ano passado, e ao acesso que não se concretizou, o meia sempre teve seu nome muito falado pela imprensa e pelos torcedores alvirrubros. Com contrato até 2024, Jean já não era mais preocupação para a próxima temporada, mas o meia entrou na mira do Esteghlal, do Irã, que pretende investir pesado pelo atleta.
A proposta de empréstimo por um ano, no valor de 1,4 milhões de reais, foi rejeitada pela diretoria do Náutico, e o clube asiático então, optou por tentar uma nova investida, desta vez para adquiri o jogador por definitivo, segundo o portal ge.com. Em contato com a reportagem do Show de Bola, o Diretor de Futebol alvirrubro Ari Barros afirmou que não teve nenhuma proposta concreta ao clube: “Não chegou nada de concreto para o clube. Apenas o empresário do atleta procurou a direção solicitando uma resposta se o clube emprestaria o atleta para o clube do Irã, e quanto a isso, possibilidade zero de empréstimo”, pontuou Ari Barros.
Em setembro deste ano, Jean Carlos renovou por mais 3 anos o seu contrato com o Náutico, estendendo para 2024, com uma multa de três milhões de euros, o que da cerca de 19 milhões de reais. Ari Barros acredita que o clube já fez o que pode para garantir a permanência do atleta, mas se a proposta for boa para ambas as partes, o Náutico poderá conversar: “Não tem nem o que conversar (Com Jean para ele permanecer), o atleta tem contrato e ele vai permanecer no clube. Agora se chegar uma proposta que a gente entenda que é um valor que vá resolver o problema do Náutico e a vida do Jean, a gente então se senta e conversa”, comentou o diretor.
O empresário de Jean, Deivdson Andrews, chegou a conversar com o Globo Esporte que a proposta do clube iraniano seria “o contrato da vida” do meio-campista, e que uma nova proposta deve ser feita ao clube em dezembro, mas a proposta seria para a ida definitiva do atleta.
Jean Carlos tem a maior nota do Brasileirão Série B com 7,4 de acordo com o site SofaScore. O meia tem 11 gols e 9 assistências em 33 jogos e coleciona 109 passes decisivos nesse campeonato. Ele também é o jogador com mais chutes: 80, sendo 51 chutes a gol. Jean também foi eleito duas vezes, em junho e julho, o craque da competição.