O treinador Hélio dos Anjos não estará à beira do gramado na partida de amanhã contra o Brasil de Pelotas, pela 32ª rodada da Série B. Devido ao cartão amarelo que recebeu contra o Vasco no último jogo, Hélio somou três cartões e está suspenso por uma partida. O seu filho e auxiliar técnico Guilherme dos Anjos será o seu substituto.
O Brasil é o lanterna da competição. Com apenas 20 pontos, a equipe gaúcha está praticamente rebaixada, mesmo assim, Guilherme acredita que não será uma partida fácil, justamente pelo fato do Brasil já não ter tanta responsabilidade devido ao seu momento frágil no campeonato.
“A obrigação é dada por nós mesmos e não pelas circunstâncias, torcedor ou adversário. A vontade é sempre da vitória e temos que voltar com seis pontos dessa viagem (Brasil de Pelotas e Brusque) para atingir o nosso objetivo na temporada. Mas respeitando o adversário que neste momento não tem tanta responsabilidade por viver uma situação complicada. Entendemos bem isso. Nunca foi fácil jogar em Pelotas contra o Brasil, eles sempre tiveram um mando de campo forte. E nessa condição pode ser que venham jogar sem tanta responsabilidade e criar um fator complicador. Cabe a nós facilitar esse jogo com atitudes”, analisou Guilherme dos Anjos em coletiva.
Guilherme falou sobre seis pontos porque o Náutico tem dois jogos fora em sequência: O de amanhã contra o Brasil e o da próxima terça-feira contra o Brusque. Os dois jogos são considerados prioridade para o Náutico, se o time ainda almeja o tão sonhado acesso à Série A: “Encaramos com um poder de concentração muito grande no nosso objetivo. Para que o objetivo seja alcançado, precisamos dos três pontos. Então, teremos uma seriedade maior do que em outros jogos e assim será sucessivamente”, concluiu Guilherme.
Para reforçar o Náutico nessa partida de quinta-feira, o Timbu terá a volta de Camutanga na zaga. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Camutanga não pode jogar o confronto de domingo contra o Vasco e voltará à sua posição de titular. A dúvida fica para quem sai devido à má fase de Rafael Ribeiro, que naturalmente seria o titular ao lado de Camutanga, mas o autor do gol de empate contra o Vasco, Yago, poderá ganhar mais uma chance no jogo de amanhã.
A provável escalação do Náutico é: Anderson; Hereda, Rafael Ribeiro (Yago), Camutanga e Júnior Tavares; Rhaldney, Matheus Jesus e Jean Carlos; Jailson, Vinícius e Caio Dantas.