Através do TestaPE, governo ultrapassa 1,8 mil testes para Covid-19 nas partidas de futebol

admin

admin

Compartilhe

Após a suspensão da presença de torcedores nos estádios de futebol de Pernambuco, por conta da crise de saúde instaurada pela pandemia da Covid-19, as arquibancadas estão voltando a receber, ainda que em percentual reduzido, o público. E uma das ferramentas que possibilitam esse reencontro passa pela testagem para a doença. Através do TestaPE, iniciativa do governo do estado, já foram contabilizadas mais de 1,8 mil testes realizados. Ao todo, nos cinco jogos em que a torcida de Náutico, Sport e Santa Cruz se fizeram presente, menos de 1% (15 pessoas) dos resultados deu positivo.

O programa acontece por meio da presença de vans itinerantes, em atrelamento ao protocolo sanitário em prevenção ao vírus. Sua próxima parada acontecerá neste domingo, dia 24 de outubro, na partida entre Náutico e Vasco, pela Série B do Campeonato Brasileiro, no estádio dos Aflitos.

Detalhando a importância da iniciativa, o secretário estadual de Saúde, André Longo citou a necessidade de uma sequência no monitoramento do quadro, e reforçou a presença da testagem como um fator que torna possível o retorno do público aos jogos de futebol em Pernambuco.

“A presença do TestaPE nos jogos de futebol é essencial para que a presença de torcida seja liberada nas partidas. Sabemos que o cenário da doença deve ser monitorado permanentemente para avaliação dos indicadores e tomada de decisões no Plano de Convivência e a testagem em massa, principalmente nesses locais onde sabemos que sempre haverá grande circulação de pessoas”, ressaltou Longo.

CAPACIDADE

Por meio da flexibilização, os estádios pernambucanos podem contar com 20% da sua capacidade total preenchida ou ainda o percentual equivalente a 2,5 mil pessoas, prevalecendo o que tiver o menor número.

Do montante destinado aos bilhetes de cada partida, 90% são direcionados às pessoas que já têm o esquema vacinal completo. Já os outros 10%, são vendidos aos que possuem apenas a primeira dose, necessitando a comprovação de um exame do tipo RT-PCR negativo realizado nos últimos dois dias ou um teste de antígeno negativado em até 24h antes do início do jogo.

 

Mais notícias

Seja notificado das últimas notícias do nosso site