Desde que chegou no início de setembro no Sport, o técnico Gustavo Florentín vive seu melhor momento na equipe pernambucana. Apesar de estar trabalhando a menos de dois meses no clube, o treinador conseguiu um feito que Louzer, o seu antecessor não tinha feito, que era ganhar três partidas.
A estreia do treinador paraguaio no comando do Sport aconteceu no dia 5 de setembro no empate contra o Athlético PR, fora de casa. De lá pra cá, o Leão só empatou uma vez, perdeu três vezes e conseguiu três vitórias seguidas.
Outro ponto positivo do trabalho de Florentín, se refere ao aspecto ofensivo. A equipe rubro-negra tinha o pior ataque do Campeonato Brasileiro e chegou a amargar um jejum de oito partidas sem balançar as redes. Porém, todo esse cenário mudou após a vitória contra o Grêmio, que encerrou um jejum de vitórias da equipe e consolidou o ataque, que marcou duas vezes.
Todo o trabalho do técnico paraguaio durante as últimas semanas, foi ainda mais dificultoso, após os vários problemas que o clube teve com relação a regularização de atletas, que foram indicações do paraguaio como o volante Aguirre e o atacante Vander. Além dessa falta de atletas, Florentín ainda teve que lidar com a saída de todos os membros do departamento de futebol que tinha o colocado no clube.
O turbilhão de problemas que o Leão teve nas últimas semanas podem ser um dos motivos para a emoção que o técnico sentiu após o apito final da partida contra o Corinthians, na vitória do último sábado(9).
Situação do Sport na tabela e meia Gustavo
Indiscutivelmente, o Leão vive o seu melhor momento na competição. A vitória na última rodada contra o Corinthians confirmou a reação da equipe e fez com que o Sport saísse momentaneamente do Z-4 naquele sábado. Porém os resultados dos concorrentes não ajudaram e o Sport voltou para incômoda zona de rebaixamento.
A equipe do Bahia venceu fora de casa o Athlético PR, enquanto o Santos venceu o Grêmio em casa por 1 a 0. A equipe paulista inclusive é a primeira equipe fora do Z-4 e com dois pontos a mais que a e equipe rubro-negra.
Apesar da tabela não ajudar o Sport, dentro de campo as coisas vão dando certo. Umas das peças chaves para o bom momento veio da base, trata-se do meia Gustavo. O atleta tem sido como um coringa no esquema tático de Florentín, que pode usá-lo como meia central ou ponta igual ao último jogo, que ele fez essa função com a ausência de Everaldo, que cumpriu suspensão.
“Ele fez um grande jogo, está ganhando confiança, com a bola desequilibrou, aproveitou dois passes, criou oportunidades de gols”, disse o treinador do Sport.