Na manhã desta terça-feira(28), o presidente do Sport, Leonardo Lopes e o vice Yuri Romão fizeram um pronunciamento oficial sobre as questões envolvendo os prazos de inscrições dos atletas e também a saída de todos os integrantes do departamento de futebol.
Entenda o caso
O primeiro fato de irregularidade exposto, foi o lateral Jeferson, que foi anunciado na última quinta-feira(23). A documentação do atleta teve um problema e ele não conseguiu entrar no BID(boletim informativo diário da CBF) até sexta-feira(24), que era o último dia para inscrever atletas na série A. Com esse imbróglio, o clube não pode contar com o atleta nesta temporada.
O Sport também contratou recentemente o goleiro Saulo, o atacante Vander e o volante Nicolás Aguirre, todos esses atletas no momento não vão poder atuar no Brasileirão porque não foram inscritos na competição, apesar de terem aparecido no BID.
Gestão do Sport no pronunciamento de hoje
Todos esses problemas fizeram os diretores de futebol entregarem os cargos. A lista conta com o vice-presidente de futebol Nelo Campos e mais quatro componentes do departamento: Augusto Moreira, Gabriel Campos, Guilherme Falcão e Rossini Millet.
Na coletiva de hoje(28), Leonardo Lopes revelou que além da mudança no departamento de futebol, o staff administrativo também passará por mudanças. Segundo o presidente, os erros nas regularizações dos atletas não foram o principal motivo para a saída dos diretores.
“O motivo não foi especificamente os quatro jogadores. O que motivou foi o conjunto de coisas. A questão da ausência de resultados, principalmente também a questão do momento que o time passa”, comentou.
A situação da falta de regularização desses atletas faz com que o Sport tenha que pensar no futuro deles, já que não podem atuar nesta temporada pela série A.
“A gente vai procurar ver se faz algum tipo de negociação. O prazo é curtíssimo. Vamos pensar em Série B. A ideia é aliar o financeiro, mas o respeito pelo atleta nessa situação”, disse Leonardo Lopes.
Além do prejuízo da imagem do clube, pelo erro nas regularizações, o Sport terá um déficit ainda pior no lado financeiro, segundo o vice-presidente.
“A gente ainda não fez uma apuração minuciosa dos valores. Mas do ponto de vista salarial, é um valor estimado em torno de R$ 600 mil. Desde a madrugada há algumas tratativas de recolocação dos atletas. E isso pode diminuir o impacto”, disse Yuri Romão.
Pedro Henrique
O zagueiro Pedro Henrique, é outro problema que o Sport terá que resolver. O atleta não foi inscrito na competição como jogador do Sport e por isso continua registrado como zagueiro do Internacional quando entra em campo.
Ele disputou quatro partidas pelo Rubro-negro, mas havia sido computado em sete pelo Internacional nesta Série A. Desse modo, Pedro Henrique não poderia atuar por mais nenhum clube do Brasileirão, por já ter feito sete partidas. Baseando-se no regulamento da competição, o Sport pode perder pontos e sofrer multa em caso de confirmação da irregularidade, conforme o Artigo 214.
O presidente do Leão acionou os advogados do Rio de Janeiro para confirmar se há ou não irregularidade do zagueiro.
“Acionamos os nossos advogados especialistas no Rio de Janeiro, para saber que há um conflito de normas no regulamento geral e no específico. Os advogados estão trabalhando para que a gente possa evitar a perda de pontos para o clube. Seria uma coisa de proporções inimagináveis”, frisou Leonardo.
Treino de hoje cancelado
Segundo a assessoria do clube, o treino que seria realizado hoje, passou para amanhã à tarde no Centro de treinamento do Sport.