Os atletas pernambucanos que participaram dos jogos Paralímpicos de Tóquio foram condecorados na tarde desta quarta-feira(15), no Palácio Campo das Princesas. A cerimônia contou com a participação de várias autoridades, entre elas o secretário de esportes, Diego Pérez e o governador do estado, Paulo Câmera.
No ranking de medalhas, se o estado de Pernambuco fosse um país, teria ficado na frente de todos os países sul-americanos, exceto o Brasil e na frente de países europeus como Portugal e Suécia. O governador falou sobre a importância do investimento no esporte, em todos os âmbitos. E frisou a importância dos projetos que estão sendo desenvolvidos.
“É uma política pública que tem que ser difundida, ampliada e cada vez mais patrocinada. Estamos de olho muito atento a isso, seja intensificando as ações do Bolsa Atleta, do Time PE, do Bolsa Técnico, ajudando atletas a disputar campeonatos, ter condições adequadas de treinamento. Temos que ampliar isso para todo o estado, através da nossa rede de ensino e assim, ter condições de ofertar esportes para quem quiser em Pernambuco”, comentou.
Carol Santiago e Phelipe Rodrigues, da natação, e Raimundo Nonato, do futebol de cinco, receberam medalha da Ordem do Mérito dos Guararapes, no grau de comendador.
Medalhista paralímpica e dona de três medalhas de ouro, Carol Santiago falou sobre a felicidade de ter subido no ponto mais alto do pódio e o reconhecimento recebido pelo governo.
“Estou muito feliz com todo o resultado que a gente conquistou em Tóquio e hoje consigo ver a dimensão do que foi aquilo, chegar aqui com cinco medalhas. Receber essa honraria foi uma grande emoção, por poder receber esse carinho e reconhecimento do nosso estado. Me senti muito abraçada e é muito bom poder levar o nome do meu estado através dos projetos que temos aqui no esporte”, disse a nadadora.