Enquanto a equipe do Santa Cruz entrava no gramado do estádio do Arruda nesta tarde precisando vencer, do outro lado, o Altos buscava voltar para casa sem perder, para que conseguisse, de forma oficial, permanecer na disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. E quem comemorou, ao fim do confronto, foi a equipe do Piauí, vencedora por 1 a 0, com Tiaguinho, e que agora busca atingir o G4 da competição. Para os corais, após a exibição de mais uma partida morna, restou “ligar o secador” e aguardar resultados paralelos.
Caso o Floresta ganhe neste domingo para o time do Tombense, o Santa Cruz estará rebaixado de modo oficial, tendo apenas somado 17 pontos no total. Outro clube que estará sendo monitorado pelo Santa Cruz é o Floresta, que atualmente está com 16 pontos e não pode atingir a marca dos 18.
O jogo
Os 45 minutos iniciais foram marcados por superioridade pernambucana em termos ofensivos. Tentativas não faltaram. Foram 15 pelo lado da Cobra Coral, sendo quatro bolas perigosas, e apenas cinco investidas feitas pelos piauienses.
A primeira oportunidade desperdiçada pelo Santa Cruz aconteceu antes mesmo do meio minuto de jogo, com o atacante Pipico. De cara para o gol, ele mandou por cima da barra do goleiro Fábio. E as chances de sair do 0 a 0 só estavam começando.
Antes dos 10 minutos, foi a vez de Wallace Pernambucano iniciar a sucessão de bolas desperdiçadas. Chutando perigosamente pela esquerda, o atacante teve seu lance bloqueado pelo goleiro adversário. E na tentativa de recuperar o lance por rebote, Pipico mandou para Jailson, que viu passar de perto mais uma chance do que poderia ser concretizado em gol para os corais.
Depois, Pipico, novamente, recebendo de Caetano, avançou à área adversária, mas mandou para fora. Instantes depois, Augusto César tentou deixar o seu, mas não passou disso, já que o chute foi direto num dos zagueiros do Altos.
Leonan, em mais uma assistência no jogo, cruzou para Pipico, que ainda não atingiu a mira de forma acertada. E, de cabeça, mandou por cima da barra.
Já na reta final do tempo inicial, o lateral Lucas Rodrigues, em cobrança de falta, mandou a bola na frente do gol adversário, mas ninguém chegou para finalizar a jogada. E assim encerrou o primeiro tempo do duelo.
Segundo tempo
Após o intervalo e com a noite chegando, a equipe do Altos-PI, satisfeita com o placar que estava se desenhando, retornou ao gramado sem substituições em suas peças. Já o treinador Roberto Fernandes, de olho numa possível reação para que o objetivo da vitória fosse concretizado, mexeu no grupo e retirou Augusto César para dar lugar a Levi. Estilo tático parecido com o que vinha investindo nas últimas rodadas.
Mas a noite do Santa Cruz estava mesmo difícil, e as muitas chances mal aproveitadas começaram a ser “cobradas”. Buscando recuperar a desvantagem em quantidade de chances perigosas, o Altos iniciou o segundo tempo com uma postura mais ofensiva, que logo lhe rendeu frutos. O primeiro e único gol dos piauienses saiu aos oito minutos, com Tiaguinho, que invadiu a grande área e mandou uma bomba, não deixando chances de defesa ao goleiro Jordan. Esse gol, aliás, foi o primeiro dele pela Série C de 2021.
Insatisfeito e preocupado com o relógio avançando enquanto a partida seguia morna – como pretendia o adversário – o técnico do Santa Cruz optou por fazer mais duas mexidas. Tirou Wallace Pernambucano para colocar Lelê, e no mesmo instante, substituiu o lateral Lucas Rodrigues por Weriton.
Pouco depois dos 40 minutos, o Santa arriscou de fora da área com o meia Tarcísio, que por pouco não acertou o ângulo e igualou o placar. Foi o mais próximo que aconteceu de uma “reação”.
Já nos acréscimos, e buscando uma “salvação”, o atacante Bruno Moraes foi acionado pelo treinador, mas nada conseguiu fazer. E a derrota, confirmada nos primeiros minutos do segundo tempo, foi inevitável para o Tricolor do Arruda. Mais uma vez.
Cenário do Altos
Buscando empatar ou vencer na partida deste sábado, o Altos conseguiu atingir o seu objetivo. Com o resultado favorável de 1 a 0, a equipe do Piauí alcançou, diante do Santa Cruz, a sua permanência na Série C deste ano. E mais: busca seguir crescendo na disputa para que o G4 passe a ser uma realidade para o clube.
Atualmente, o Altos somatiza 21 pontos, um a mais em relação ao carioca Volta Redonda, que é o quarto colocado na tabela de classificação. Entre eles, está o Botafogo-PB, com 22 pontos.