No estádio da Curuzu, na cidade de Belém, o Santa Cruz foi vencido pela equipe do Paysandu pelo magro placar de 1 a 0 na noite deste domingo. A partida, que iniciou às 18h, foi válida pela 15ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. O jogo contou ainda com um gol impedido do atacante Pipico e duas expulsões na reta final.
Para o desafio, o treinador Roberto Fernandes apostou no mesmo esquema tático da partida em que os corais venceram o Volta Redonda por 2 a 1 na rodada passada. A única mexida, no entanto, ficou por conta de Vitinho assumindo a vaga do meia Tarcísio, que segue com dores e sob os cuidados do departamento médico do Santa Cruz.
O jogo
O primeiro lance de perigo do jogo aconteceu logo após os dez primeiros minutos, quando Marlon chutou de fora da área. Mas o goleiro Jordan apareceu e garantiu a sequência do empate sem gols, até então.
Instantes depois, o volante Maycon Lucas chutou de fora da área, tentando ajudar os pernambucanos a abrirem vantagem, mas errou na mira e levou a bola por cima da barra do goleiro Victor Souza.
O primeiro tempo, que persistiu com atuações mornas durante sua maior parte, começou a esquentar já perto do intervalo, com Leonan assumindo a bola do adversário e correndo em direção ao primeiro gol. Mas ele exagerou na força do lance.
E o Tricolor seguiu pressionando. Após a tentativa de Leonan, foi a vez do atacante Wallace Pernambucano tentar deixar a sua marca diante do Paysandu, mas apesar de ter invadido a área e batido de forma colocada, o chute saiu pela lateral da barra. Mais uma chance desperdiçada.
Passados dois minutos, a ficha dos mandantes caiu e Marlon, outra vez, tentou assustar o goleiro Jordan. Dessa vez, na companhia do volante Paulinho, ex-Santa Cruz, que recebeu do companheiro, mas mandou por cima da barra. E antes da arbitragem decretar o intervalo, ao fim dos quatro minutos acrescidos, o meia Vitinho, do Santa Cruz, recebeu cartão amarelo por ter chegado por baixo de Marlon, da equipe de Belém.
Segundo tempo
No retorno do vestiário ao gramado da Curuzu, o treinador Roberto Fernandes optou por mexer no time, tirando Vitinho e inserindo Rondinelly na função. Essa foi a única substituição da Cobra Coral para reiniciar o duelo.
A etapa complementar começou movimentada. Em seu primeiro minuto, o meia Ruy, do Paysandu, chegou com perigo para cima do arqueiro Jordan, e por pouco não conseguiu abrir o placar. Foi questão de tempo.
O Santa respondeu mais lá na frente com um gol do atacante Pipico, após o jogador ter recebido a bola do zagueiro Breno Calixto, mas foi marcado impedimento no lance.
Com o Paysandu assistindo à pressão dos visitantes, o fôlego do Papão foi prontamente recuperado e a resposta veio em forma de gol. Dessa vez, com o posicionamento legal. O autor foi Marino, que cabeceou para o fundo das redes após cruzamento de Leandro Silva.
Encarando o placar marcar desvantagem ao Tricolor, o treinador Roberto Fernandes teve seus ânimos exaltados e iniciou uma série de reclamações com a arbitragem. A atitude foi “respondida” com um cartão amarelo.
Voltando ao jogo, a equipe do Santa Cruz buscou reagir, e dessa vez foi Levi que tentou finalizar e igualar o placar, mas teve o chute desviado pela defesa do Paysandu. O atleta, inclusive, foi substituído minutos depois pelo atacante Frank. O lateral Leonan também deixou sua vaga para Gilmar.
E não parou por aí. Na expectativa de mais reação, o técnico Roberto Fernandes mexeu no ataque do time, tirando Wallace Pernambucano e acionando Bruno Moraes, o “General do Arruda”. Mas não surtiu efeito.
E enquanto o Paysandu ia se firmando vencedor do confronto com mais imposição, o jogo voltou a ficar equilibrado, mas só na quantidade de peças, já que os volantes Maycon Lucas e Paulinho receberam cartões vermelhos.
Na reta final, poucas foram as chances de criação das duas equipes que receberam ainda seis minutos de acréscimos, mas o placar não foi alterado.
Agenda
O próximo compromisso do Santa Cruz na competição nacional agora acontece diante da equipe do Altos, no estádio do Arruda, às 17h do próximo sábado, dia 11 de setembro. O confronto será válido pela 16ª rodada da Terceirona de 2021.