O Náutico vive um grande momento na série B, atual líder, o timba é a única equipe que ainda não perdeu na competição. Porém, um aspecto tem preocupado a torcida nos últimos jogos, o baixo número de aproveitamento nas finalizações.
Nas 7 partidas que o time jogou no campeonato, a média de arremates tem sido de 16 finalizações por jogo. Esses números tem agradado a comissão técnica e foi um dos fundamentos mais trabalhados por Hélio dos Anjos. Mas a queda de rendimento nas chances perdidas tem sido observada, segundo o auxiliar técnico Guilherme.
-Tudo isso foi planejado. Ano passado, quando chegamos aqui, nós buscamos melhorar o número de chances da equipe, que era de uma média de três finalizações por jogo. No Pernambucano e no início do Brasileiro, nós tivemos um índice muito alto de aproveitamento, mas nos últimos dois jogos, nós reduzimos esse aproveitamento para zero, como por exemplo, contra o Londrina.
Náutico visa semana cheia para evoluir no aproveitamento
Com o ritmo intenso de jogos na série B, ter tempo para treinar especificamente o aspecto de aproveitamento, se torna cada vez mais difícil. Guilherme dos Anjos acredita que, no momento, a equipe vai melhorar, mas de forma gradual por conta do pequeno intervalo de treinos entre uma partida e outra.
– Esse aspecto é muito observado por nós, a forma que a gente trabalha isso no momento, é com vídeo, orientação e um pequeno volume de trabalho de finalização. Quando tivermos semana cheia serão fundamentos a serem realizados, é uma preocupação nossa e dos atletas, em melhorarem nesse sentido.
Ataque do Náutico na briga por artilharia
Apesar do número de acertos nas finalizações terem diminuído, a equipe comandada por Hélio ainda possui um dos melhores ataques do campeonato, com 11 gols, juntamente com o CRB, que possui a mesma quantidade.
Na briga pela artilharia, o meio campista Jean Carlos já fez três gols, dois a menos que o primeiro colocado, Neto Berola, do Confiança-SE. No plantel titular do ataque alvirrubro, todos os atletas já marcaram gols, incluindo o paraguaio Paiva, que mesmo entrando no decorrer das partidas, já possui dois gols.